Palestra destaca o papel da Inteligência Artificial na gestão moderna de negócios

Postado por: Ana Monteiro

Estudantes do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais acompanharam, na noite de quarta-feira, 12, a palestra “Aplicação de Inteligência Artificial na Gestão dos Negócios”, ministrada pelo formando de Sistemas de Informação da UFMS e cientista de dados com foco em fraudes financeiras, Gabriel Willye.

A palestra faz parte da quarta edição do projeto “O cotidiano organizacional” de responsabilidade da professora Marly Fonseca Nunes.

Durante o encontro, o  palestrante abordou como ferramentas de IA estão transformando processos decisórios, análise de dados, atendimento ao cliente e estratégias de mercado.

“A inteligência artificial não é mais uma tendência futura — ela já está moldando a forma como as empresas operam e competem”, afirmou Willye.

Entre as questões abordadas na aula destacam-se: a aplicação da IA pode ser feita de qualquer forma?; Como aplicá-la na gestão de negócios?; E no contexto da economia e das finanças?; Qual a qualidade e segurança de dados?; Há integração entre a área técnica e os negócios?; Mensura-se custo de implementação e maturidade empresarial?

“Após a exposição do palestrante, foi realizada uma roda de conversa para responder os questionamentos dos alunos sobre a substituição dos humanos pela IA, o que dificilmente vai acontecer”, esclareceu professora Marly Fonseca Nunes.

Nas palavras do palestrante, a IA é uma máquina que aprende a reconhecer padrões com base em dados com resultados de probabilidades.

A Inteligência Artificial está na pauta do dia dia das empresas.

As questões em discussão passam por aspectos relativos à confiabilidade que se pode ter nas informações geradas pela IA e como as empresas têm utilizado na gestão dos negócios.

Professora Marly Nunes destacou que o palestrante foi seu convidado em duas disciplinas no curso de Sistemas de Informação na Faculdade de Computação da UFMS (FACOM).

Com informações da professora Marly Fonseca Nunes.

Texto: Comunicação ESAN UFMS

Fotos: professora Marly Fonseca Nunes