Alunos de Economia do Setor Público fazem visita técnica à Proplan

Postado por: Ana Monteiro

Na manhã da terça-feira, 10, quinze alunos matriculados na disciplina de verão, Economia do Setor Público, dos cursos de Ciências Econômica, Engenharia Elétrica e Contabilidade participaram de uma visita técnica à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFMS (Proplan).

Os acadêmicos foram recepcionados pela Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dulce Maria Tristão, juntamente com a equipe técnica da Proplan.

Segundo a pró-reitora, “a experiência foi muito enriquecedora. Além de conhecerem melhor a gestão da UFMS, os alunos tiveram a oportunidade de relacionar conceitos e fundamentos teóricos com a prática da gestão pública, ampliando a compreensão sobre os desafios e instrumentos do planejamento e da execução orçamentária.”

A atividade teve como objetivo aproximar os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula da prática da gestão pública e foi coordenada pela professora Jackelline Favro.

A professora explicou que “a visita técnica foi fundamental para o processo de aprendizagem, pois possibilitou aos alunos compreender, na prática, conceitos que muitas vezes são abordados apenas de forma teórica, reforçando a importância de alinhar teoria e prática na formação do economista, especialmente no campo da Economia do Setor Público, uma área estratégica e com amplas possibilidades de atuação profissional, em particular nos temas relacionados ao planejamento e ao orçamento públicos”.

Professora Jackelline Favro disse que, “durante a visita foi apresentada a dinâmica de funcionamento do processo orçamentário da Universidade, contemplando as etapas de planejamento, execução e acompanhamento dos recursos públicos.”

A docente ressaltou que “a atividade permitiu aos estudantes compreender, de forma aplicada, temas centrais da disciplina, como a alocação de recursos, as restrições fiscais, a priorização de gastos e a importância do planejamento para a eficiência, transparência e responsabilidade na gestão pública.”

A acadêmica Clara Alves Borges Costa, 8º semestre de Economia, “considera muito importante o orçamento da universidade, pois ele está diretamente ligado ao desempenho acadêmico dos estudantes. Muitos alunos não percebem isso, mas indicadores de qualidade e avaliações institucionais têm um peso significativo na definição e na manutenção dos recursos que a universidade recebe.”

Em sua opinião, o que acontece é que, muitas vezes, os próprios estudantes acabam terceirizando a “culpa” pela falta de recursos, sem entender que o desempenho acadêmico também influencia nessa realidade. “Um exemplo claro disso é o ENADE. Apesar de ser uma avaliação fundamental para medir a qualidade dos cursos, muitos alunos não dão a devida importância, justamente porque desconhecem os impactos que o resultado pode gerar para a universidade — inclusive na questão orçamentária”, destaca.

A estudante acredita que, “se houvesse maior consciência sobre essa relação entre desempenho acadêmico e financiamento institucional, os estudantes provavelmente se dedicariam mais e atribuiriam maior relevância a esse tipo de avaliação.”

No fim da visita, os acadêmicos e a professora também foram apresentados às equipes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propp), Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e Pró-Reitoria de Cidadania Sustentabilidade (Procids), as quais estão localizadas no mesmo prédio da Proplan.

Para o diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, “essa experiência proporcionou aos estudantes uma oportunidade única de conhecer de perto os processos de planejamento e gestão da nossa universidade, fortalecendo a integração entre teoria e prática. A ESAN reafirma seu compromisso em oferecer uma formação acadêmica que valoriza a vivência institucional e amplia a compreensão dos alunos sobre o papel estratégico do setor público no desenvolvimento social e econômico.”

Texto: Comunicação ESAN UFMS com informações da professora Jackelline Favro

Fotos: Alunos e docente