Professora da ESAN apresenta pesquisa em Fórum na Alemanha

Postado por: Ana Monteiro

De 9 a 13 de fevereiro de 2026, foi realizado em Garmisch-Partenkirchen, Alemanha, o 20º Fórum Europeu (Igls-Forum).

Na ocasião, a docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAD/UFMS) da ESAN, Silvia Morales de Queiroz Caleman, esteve presente.

Sua participação oportunizou a apresentação em sessão plenária dos resultados de seu projeto de pesquisa intitulado “Agribusiness System Resilience: A Framework for Analysis and Benchmarking”.

Este projeto recebe o apoio da FUNDECT/MS (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Chamada Fundect nº 10/2022 (Mulheres na Ciência).

A professora explicou que o Igls-Forum é um evento tradicional e reconhecido pela comunidade acadêmica na temática do agronegócio e é coordenado há 20 anos pelo Prof. Gehard Schiefer, da University of Bonn, na Alemanha.

É um espaço que “representa um importante momento para a apresentação e discussão de pesquisas e artigos científicos relacionados à dinâmica de sistemas agroindustriais e inovação em redes alimentares. Conta com a participação de pesquisadores e discentes de diversas universidades da Europa, Estados Unidos, Ásia, Austrália e América do Sul, torna possível iniciar e fortalecer redes de pesquisa”, complementou.

Para mais informações, acessem a página do evento: 20th International European Forum (Igls-Forum) (192nd EAAE Seminar) on System Dynamics and Innovation in Food Networks.

A coordenadora do programa de pós-graduação em Administração da ESAN, professora Denise Azevedo, ressaltou que “essa participação reforça o compromisso do PPGAD/UFMS com a internacionalização, a excelência acadêmica e a valorização da pesquisa científica conduzida por nossas docentes. É motivo de orgulho para nossa instituição ver o protagonismo feminino na ciência sendo reconhecido em um fórum de relevância internacional, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o fortalecimento da resiliência dos sistemas de agronegócio.”

Para o diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, “a participação da professora Silvia não apenas projeta o nome da ESAN e da UFMS no cenário científico internacional, mas também inspira nossas alunas e alunos, mostrando que a pesquisa de qualidade realizada em Mato Grosso do Sul tem reconhecimento global. É motivo de orgulho para todos nós.”

Gabinete da ESAN com informações da professora Silvia Caleman.

Foto: professora Silvia Caleman.