[:pb]O Curso Tecnológico de Processos Gerenciais produz a maior nota do Enade da UFMS[:]

Segundo página do governo brasileiro, o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequencias de formação específica, além de seus alunos e docentes. Essa coleta tem como objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor

Já, de acordo com a Portaria nº 40, de 12 de dezembro de 2007, art. 33-B, os indicadores de qualidade são obtidos com base no Enade e em demais insumos constantes das bases de dados do MEC, segundo metodologia própria, aprovada pela Conaes e atendidos os parâmetros da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Os resultados se dividem em três frentes:
I. de cursos superiores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC), instituído pela Portaria nº 4, de 5 de agosto de 2008
II. de instituições de educação superior: o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), instituído pela Portaria nº 12, de 5 de setembro de 2008;
III. de desempenho de estudantes: o conceito obtido a partir dos resultados do Enade.

Os indicadores de qualidade são expressos em escala contínua e em cinco níveis, nos quais os níveis iguais ou superiores a 3 (três) indicam qualidade satisfatória. Eles servem como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores. Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Os cursos de Administração e o Tecnológico de Processos Gerenciais obtiveram CPC na faixa 4 e ficaram entre os 1.068 dos 8.121 cursos pesquisados com Conceito Preliminar de Curso – CPC no nível de qualidade superior, ao lado de outros cursos da UFMS. Contudo, ao se tratar da nota ENADE, que indica o desempenhos dos discentes no teste aplicado em 2015, o curso de TPG obteve Nota Bruta Geral (Enade – TPG) = 64,5487 e Nota Contínua (Enade – TPG) = 3,9619. Um dos 50 melhores resultados dos 8.121 cursos avaliados! O melhor resultado ENADE da UFMS!
É com imensa satisfação, portanto, que a direção, o corpo docente e técnico da ESAN PARABENIZA o corpo discente pelo excelente resultado no ENADE! O melhor resultado da UFMS!