[:pb]Aconteceu na ESAN o I Workshop de Pesquisa Qualitativa[:]

Nos dias 27 e 28 de setembro, a ESAN recebeu a pesquisadora Silvia Casa Nova e o pesquisador João Paulo de Lima, ambos vinculados ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEAUSP. A presença de ambos teve como motivo a ministração de um workshop sobre Pesquisa Qualitativa (I WPQ). O foco do workshop foi o processo de construção de dados qualitativos por meio de entrevista e sua posterior análise e interpretação. O evento contou com a participação ativa de 25 pesquisadores, entre docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Foi disponibilizado aos participantes um formulário online de avaliação do evento. Dentre os participantes que responderam a este formulário, a maioria considerou que o evento teve uma carga horária satisfatória e atribuiu notas 9 ou 10 para o evento como um todo. Em linhas gerais, os participantes elogiaram o desempenho dos facilitadores, levantando como ponto alto a experiência de assistir uma entrevista sendo realizada ao vivo. Outro aspecto interessante que foi apontado é a integração entre alunos da pós-graduação e da graduação, gerando um rico ambiente de troca e construção de conhecimento.

Para aproveitar ao máximo a presença dos pesquisadores, aconteceu na noite de quinta-feira uma palestra voltada para a graduação, que contou com a presença de 55 alunos do curso de ciências contábeis e alunos da pós-graduação. A palestra foi proferida pelo doutorando João Paulo de Lima que discorreu sobre o processo de uma pesquisa científica, da ideia inicial até a publicação, por meio da história oral de sua trajetória como pesquisador da graduação ao doutorado. A palestra foi bastante produtiva, principalmente porque a platéia era composta em sua grande maioria por alunos do segundo semestre da graduação, momento oportuno para que comecem a pensar na problematização a ser trabalhada no Trabalho de Conclusão do Curso.

Em nome da organização e da direção da ESAN, agradecemos a participação direta e indireta de todos os envolvidos. Agradecemos também ao JP e a Silvia, que não mediram esforços para ministrar com muita qualidade o workshop. Os pesquisadores se mostraram encantados com o grupo e com a estrutura da ESAN e estão muito interessados em desenvolver parcerias em pesquisa, ensino e extensão. “Espero que esse seja o primeiro de muitos encontros”, disse Silvia. “Para mim foi uma experiência única, minha primeira oportunidade de desenho e implementação de um evento como esse”, acrescentou JP. Ambos aproveitaram para publicamente agradecer as professoras Márcia Bortolocci Espejo e Elisabeth Vendramin pelo convite.