[:pb]AULA DE CAMPO PROMOVE INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS E FAZENDA PRODUTORA DE ORGÂNICOS [:]

[:pb]

No último sábado (29/09) os alunos do Curso de Administração que cursam a disciplina de Competitividade nos Sistemas Agroalimentares ministrada pela Profª Christiane Pitaluga tiveram uma aula à campo na Fazenda Terra Benta produtora de alimentos orgânicos que comercializa seus produtos em diversos estabelecimentos comerciais do atacado e varejo de Campo Grande.

A aula consistiu em explicar, apresentar e visualizar in loco as práticas desenvolvidas na unidade bem como os canais de comercialização adotados pelo empreendimento. A aula oportunizou aos alunos o estabelecimento de uma relação entre os outros conceitos já trabalhados em sala de aula como os ” Circuitos curtos agroalimentares” e o “Farm to Table” com as práticas desenvolvidas.

Segundo a Professora Christiane ” foi uma manhã muito enriquecedora para todos os envolvidos, pois além de discutirmos a teoria abordada em sala, ouvimos de um dos sócios do empreendimentos, o qual nos recepcionou, os desafios, as estratégias, as novas demandas dos consumidores que exigem alimentos que apresentem padrões de qualidade, saudabilidade, proteção ao meio ambiente, certificação e contribuem para a sustentabilidade dos recursos naturais”. A aula foi finalizada com a colheita de hortaliças e legumes realizadas por todos os participantes.

Ainda no entendimento da professora, “tal ação permitiu uma mudança de postura e valor com relação aos alimentos, pois foi proporcionado o contato direto com a terra e com alimentos livres de agrotóxicos. Experiências como estas contribuem decisivamente com a formação pautada na responsabilidade social e ambiental dos alunos além de estimular a compra direta dos empreendimentos ligados aos pequenos agricultores.”