[:pb]Artigo de Aluno do PROFIAP/ESAN é publicado na RAP/FGV[:]

Foi publicado na Revista de Administração Pública – RAP/FGV, Qualis Capes A2, o artigo “O fim da divulgação dos resultados do Enem por escola: uma breve reflexão sobre a avaliação das políticas públicas e o acesso à informação” do aluno Fábio Zanchettin, que ingressou no curso do Mestrado em Administração Pública – PROFIAP/ESAN/UFMS no ano de 2017 e defendeu sua dissertação em setembro de 2018, com a orientação do Prof. Dr. Gemael Chaebo.

Este estudo tem o objetivo de montar um cenário favorável à discussão sobre a decisão do Ministério da Educação (MEC) de deixar de divulgar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola. Em um primeiro momento, foi contextualizada e problematizada a questão sob aspectos jurídicos e de administração pública. A seguir, foram elaboradas estatísticas a partir da organização de dados obtidos nas planilhas “por escola” de anos anteriores, visando demonstrar a contribuição dessas informações para a avaliação das novas políticas públicas voltadas à educação. Na conclusão, retomaram-se os principais aspectos da discussão teórica apresentando os resultados mais relevantes da análise quantitativa de dados. Palavras-chave: resultados do Enem por escola; avaliação de políticas públicas; acesso à informação.

Para ler o artigo na íntegra, acesse: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/76978/73763