Planejamento do Turismo em Áreas Naturais: Viagem Técnica dos Acadêmicos do Curso de Turismo da ESAN ao Pantanal

Postado por: Observatório

Nos dias 1 e 2 de novembro, os acadêmicos do curso de Turismo da ESAN, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Universitário, tiveram a oportunidade de realizar uma viagem técnica para Base de Estudos do Pantanal – UFMS, localizada na região do Passo do Lontra, distrito de Miranda. Como coordenadora dessa viagem técnica a Professora Dra. Priscila Varges da Silva proporcionou aos alunos colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, na matéria de Turismo em Áreas Naturais, como por exemplo planejamento de empreendimentos em áreas naturais e cálculo de capacidade de carga em trilhas.

No primeiro dia, antes de chegarmos à Base de Estudos, fizemos uma parada no Núcleo Ser Vir a Vida, localizado na Zona Rural de Miranda, cerca de 200 km de Campo Grande – MS. Fomos calorosamente recepcionados por Mirjam Goring dos Santos e Wagner dos Santos Soares, proprietários e residentes do local, onde atualmente realizam um trabalho de grande importância para preservação da cultura regional. Ali eles fazem uso de uma técnica de produção chamada Permacultura, que segundo Bill Mollison (1999) é “trabalhar com a natureza, e não contra ela. É olhar os sistemas em todas as suas funções ao invés de tirar em apenas um fruto deles, e de permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução.”

O casal recebe visitantes do mundo inteiro para realizarem o Curso de Introdução à Permacultura ou apenas para conhecerem e desfrutarem um pouco de seu modo de vida. Boa parte da infraestrutura é construída com a técnica de Bioconstrução, suas refeições são vegetarianas, grande parte dos alimentos são produzidos em seu próprio jardim agroflorestal, ou coletado nas fontes locais. Na ocasião, tivemos a oportunidade de experimentar alguns produtos colhidos por eles e pela comunidade indígena local, como por exemplo Bocaiúva, Bacuri, Castanha de Cumbaru e Buriti. Também desfrutamos um delicioso capuccino produzido com leite de Bacuri, café e cacau, adoçado naturalmente. Durante toda a visita, pudemos ouvir pequenas falas de pessoas que apoiam essa ideia e divulgam esse estilo de vida. Os proprietários contam com a ajuda de alguns indígenas que residem próximos ao empreendimento, contam também com a parceria do Marcelo Fabrão, que também atua como Guia de Turismo em Bonito – MS.

Em seguida, voltamos a rodovia, dando uma breve parada em um dos pontos comerciais mais conhecidos da rota transpantaneira, o Zero Hora. Logo após, partimos em direção ao nosso destino final, a Base de Estudos. O acesso até a Base é feito através da estrada parque, que apresenta inúmeros cenários de beleza única ao longo do trajeto, mas infelizmente por causa do período de grande seca, o que encontramos foi uma paisagem totalmente devastada pelas chamas, a secura do solo e as vastas nuvens de fumaça que durante todo o percurso pudemos ver e sentir.

Assim que chegamos, como parte da proposta da viagem técnica, fizemos uma breve trilha localizada a margem direita do Rio Miranda, analisando o cenário e escrevendo algumas observações que posteriormente auxiliaria na execução de um projeto por parte dos alunos, como parte do plano de ensino. Em grupos previamente definidos, os alunos deveriam planejar uma trilha, bem como uma pousada com atrativos, levando em consideração as particularidades sazonais e da fauna e flora da região. Durante o fim do dia foi o momento dos grupos se reunirem para discutirem ideias.

Já no sábado pela manhã, por volta de 8h, todos os alunos, juntamente com a professora organizadora, saíram para um passeio de barco pelo Rio Miranda em direção ao local onde o Rio Vermelho se encontra com o Rio Miranda. O passeio foi promovido pelo Pantanal Jungle Lodge, empreendimento especializado em Ecoturismo que oferece  serviços de hospedagens e atividades turísticas. No decorrer do passeio, mais uma vez fomos surpreendidos pelos inúmeros focos de queimadas em meio ao Pantanal e diante disso, o sentimento de incapacidade tomou conta de nossos pensamentos, quando nada pudemos fazer para amenizar tal situação. Antes de voltarmos a Base pudemos nos refrescar um pouco tomando um banho de rio.

Retornando a Base de estudos, e conforme planejado, por volta de 14h saímos em direção a comunidade ribeirinha presente na região do Passo do Lontra. Ali foram divididas equipes que juntos saíram pelo vilarejo a fim de  visitar os  moradores, e assim desenvolver uma conversa sobre o modo de vida deles e qual é o posicionamento deles frente ao Turismo local. Em seguida realizamos uma visita técnica nas instalações do Pantanal Jungle Lodge, conhecendo a infraestrutura e o trabalho realizado por eles.

Depois da visita, retornamos a Base para então apresentarmos a professora os trabalhos elaborados pelos alunos, proposto no início da viagem. Ao final do dia, pouco antes de pegarmos a estrada para retornarmos a Campo Grande, presenciamos um foco de incêndio que chegou bem próximo da Base. Mais uma vez o sentimento de impotência e a tristeza pela fauna e flora perdidas foram grandes.

Todas as atividades realizadas nesta viagem técnica foram muito ricas para relacionarmos os conteúdos estudados em sala de aula com a realidade da profissão. Também foi uma ótima oportunidade para os que não conheciam esta bela região do nosso estado, de conhecerem e provarem um pouco da cultura local. Agradecemos a participação de todos os nossos colegas acadêmicos envolvidos nesta viagem, e, em nome deles, agradecemos também a Professora Dra. Priscila Varges da Silva, que planejou e elaborou a viagem, bem como o apoio: da Coordenação de Curso de Turismo, regida pelo Professor Dr. Erick Pusch Wilke, da Coordenação da ESAN – Escola de Administração e Negócios – dirigida pelo Professor Dr. José Carlos de Jesus Lopes, e, também, pela liberação de custos da parte Administrativa da UFMS, atuando em conjunto para que esta vivência pudesse ocorrer de forma valorativa, agregando muito aprendizado e experiência aos seus acadêmicos.

 

 

Escrito por Gabriela Fernanda da Silva Orejana e Helena Maria Vieira Soares, acadêmicas do 6º semestre do Curso de Bacharel em Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Universitário.