COMUNICADO OFICIAL DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DA ESAN

Postado por: Observatório

Cara comunidade acadêmica,

De acordo com a Instrução Normativa 9 – PROGEP, de 12 de novembro de 2020, está autorizado o retorno às atividades presenciais dos servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, à partir do dia 3 de novembro de 2020. Segundo a normativa, “o retorno ao trabalho deverá ser feito de forma gradual e segura, cabendo aos Dirigentes das Unidades da Administração Central, Setorial e Suplementar, determinar a data de retorno das atividades presenciais”.

O Plano de Biossegurança da Esan (Resolução do Conselho da Esan nº 54, de 21 de maio de 2020) determina que o retorno às atividades acadêmicas está ligado à análise da situação atual da pandemia de Covid-19. A Comissão de Biossegurança da Esan, observando os dados da Secretaria de Saúde (SESAU) do Município de Campo Grande, entende que ainda nos encontramos na ETAPA I (Alto Risco) da pandemia, onde “todas as atividades de ensino presenciais serão suspensas”.

A cada hora, um novo paciente é internado por covid-19 no Mato Grosso do Sul. Segundo o boletim epidemiológico da SESAU Campo Grande do dia 22 de novembro, na última semana (18/11 a 22/11), 1831 novos casos foram diagnosticados. A capacidade de leitos de UTI hospitalar, tanto público como privado, encontra-se na casa dos 80% em Campo Grande, com 95 pacientes internados. Observando-se o cenário mundial, muitos países da Europa estão sendo obrigados a um novo lockdown para conter uma segunda onda de contaminação.

Além disso, estamos a três semanas do fim do ano letivo, o que inviabilizaria um retorno às aulas presenciais a essa altura. As aulas na modalidade de Ensino Remoto de Emergência (ERE) vêm funcionando bem, assim como o trabalho administrativo da Unidade, o que não justificaria um retorno neste momento.

Diante de todo esse cenário, esta Comissão decidiu pelo NÃO RETORNO às atividades acadêmicas presenciais até meados de fevereiro de 2021, quando irá se reunir novamente para analisar o cenário da pandemia e deliberar novamente sobre o assunto.

Os servidores (técnicos administrativos e professores) da unidade continuarão a realizar suas atividades por teletrabalho, com atendimento presencial somente em casos urgentes por meio de agendamento via e-mails institucionais (https://esan.ufms.br/contatos-de-atendimento-durante-a-pandemia-de-covid-19/).

Reforçamos que nosso compromisso é com preservação da saúde de nossos acadêmicos, técnicos administrativos, docentes e terceirizados. Pedimos a toda a comunidade acadêmica da Esan que se cuide, que evite aglomerações e siga os protocolos de prevenção. Juntos vamos vencer essa batalha!