Publicações da Revista Desafio Online passam a receber Digital Object Identifier (DOI) a partir de 2022

Prezados autores, leitores e avaliadores da Revista Desafio Online, é com grande satisfação que a equipe editorial anuncia o início dos cadastros do Digital Object Identifier (DOI) em nossas publicações.

O DOI se caracteriza como um sistema para o depósito de metadados, que permite a recuperação de dados a partir de um identificador. Este identificador auxilia na descrição e identificação de entidades, o que permite a implementação de serviços associados aos metadados depositados. Dentre esses serviços, localização, gestão de direitos autorais, métricas de acesso e referenciamento auxiliam e garante o acesso ao texto integral, preservando os metadados em bases de dados, prestando uma maior segurança aos usuários, além de permitir um alinhamento com as demandas de curadoria dos conteúdos digitais existentes na Internet. Esse sistema de identificadores é constituído por uma federação de agências de registro de metadados que seguem os padrões definidos pela norma ISO 26324 (2012), possibilitando, basicamente, a atribuição de um identificador denominado nome DOI, alinhado ao depósito de metadados, permitindo encontrar o recurso ou suas respectivas informações na web (BRITO et al, 2015).

Através da implantação do DOI, a Revista Desafio Online atinge um de seus objetivos na busca por se colocar como um importante periódico das ciências sociais aplicadas, permitindo, aos autores e colaboradores, a identificação de seus trabalhos através de um sistema de registro reconhecido internacionalmente.

Agradecemos à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a qual, através de suas pró-reitorias e equipes responsáveis, que como agente financiador permitiu à Revista Desafio Online o alcance deste objetivo.

Campo Grande, 02 de fevereiro de 2022.

Equipe editorial

Revista Desafio Online

Referências:

BRITO, R. F; SHINTAKU, M; SOARES, S. B. C; WEBER, C. Guia do usuário do Digital Object Identifier. Brasília: Instituto brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2015. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Guia_usuario_DOI-online3.pdf. Acesso em 02 de fev de 2022.