1ª SEMANA INTERDISCIPLINAR DO TURISMO – INTER-TUR – CULMINA COM UMA ATIVIDADE DE CAMPO – TRILHA ECOLÓGICA

Conforme previsto na programação, a 1ª Semana Interdisciplinar do Curso de Turismo (INTER-TUR) finaliza com uma atividade de campo na qual os acadêmicos participantes puderam reconhecer tudo aquilo que foi debatido durante todo o evento. Uma trilha ecológica foi a atividade escolhida por estar em consonância ao tema desta edição, qual seja: “a conservação do ambiente natural”.

A 1ª INTER-TUR discutiu tal temática por meio de atividades diversas e diversificadas e contou com os professores do Curso de Turismo da ESAN, como também com a presença de convidados externos à UFMS a fim de promover debates sobre as potencialidades como também acerca das fragilidades da natureza e sua relação com a atividade turística.

No primeiro dia (22/05) aconteceu um workshop, ministrado pelo Prof. Dr. Guilherme Garcia Velasquez e intitulado “A vocação ambiental do Mato Grosso do Sul: o caso de Bonito”.

Na terça feira (23/05), a configuração do evento foi em roda de conversa abordando “a natureza conservada e sua contribuição para o lazer e para o turismo”. Na ocasião, o Prof. Dr. Ademir kleber Morbeck de Oliveira, do Programa de Doutorado da UNIDERP, contribuiu com seus conhecimentos sobre a necessidade dos cuidados com o meio ambiente.

No dia 24, a questão ambiental foi discutida pela perspectiva da Ética e da educação. A Profª Drª Marta Melo proferiu uma palestra correlacionando estas questões e o turismo.

As “Cidades Sustentáveis e Inteligentes” foram os assuntos referidos, na quinta-feira (25/05,) pelo Prof. Dr. José Carlos de Jesus Lopes em palestra.

Já no dia 26, sexta-feira, foi a vez de acontecer um talk show com os empresários Vyvyann Mellânie Freire Luna e Cristevan Frederico Corrêa Veloso da Trilha Extrema – Turismo e Aventura. O talk show abordou a natureza pela ótica dos negócios sustentáveis em turismo.

Sendo assim, a trilha ecológica foi bastante adequada para concluir as discussões deste evento. Com o título “Turismo de Natureza”, esta experiência permitiu o contato direto dos participantes com os recursos naturais que, comumente, são explorados pela atividade turística. Os alunos, então, puderam compreender que o turismo e a natureza possuem uma relação intrínseca e que, portanto, sua conservação é imprescindível. A conscientização sobre a conservação e sustentabilidade da natureza é fundamental aos turismólogos.

O evento foi coordenado pela Profª. Drª Luciana Correia Diettrich e pelo acadêmico Alan Silus e contou com a colaboração de uma equipe composta pelos demais professores do Curso de Turismo e acadêmicos do primeiro semestre. Os acadêmicos envolvidos na organização foram: Fernanda Neri Moura Savoia, Georgina Silva de Oliveira, Júlia Silva Rocha, Mário Marcio Alexandre Ribeiro, Natasha Deisiane da Silva e Ney Felipy Santos Figueiredo.

Professores e acadêmicos do Curso de Administração da ESAN e de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS também estiveram presentes, assim como o Diretor da Escola de Administração e Negócios – ESAN, Prof. Dr. Claudio Cesar da Silva.

MAIS ALGUNS REGISTROS DA 1ª INTER-TUR: