ESAN/UFMS PARTICIPA DO MSCompetitivo COM PROJETO DE EXTENSÃO COM PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS

Postado por: Jailson Garcia

O Diretor da Escola de Administração e Negócios, prof. Claudio Cesar da Silva, juntamente com o Professores Jeovan de Carvalho Figueiredo e Camila Moreira Almeida de Miranda foram convidados a participar de reunião do Conselho Deliberativo do Instituto MSCompetitivo. O objetivo foi apresentar o Projeto de Extensão “Tecnologias de Processos Gerenciais para Indivíduos e Sociedade” aos conselheiros presentes, solidificando a parceria firmada no mês de julho de 2023.

Estiveram presentes também Edison Ferreira de Araújo, Presidente do Conselho Superior do MS Competitivo; Cláudio George Mendonça Vice-Presidente; Reginaldo Henrique Soares Lima, Diretor do Conselho Superior e os demais conselheiros Frederico Stella, Genival da Silva, Marcio Laabs, Luiz Gonzaga Crosara Júnior, Sebastião da Conceição, Omar de Vasconcelos, Diego Linhares da Cunha, Marcelo de Oliveira Gomes e o secretário executivo do Instituto MSCompetitivo Matheus Cestari, egresso do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

O Diretor da ESAN aproveitou o momento para agradecer pela oportunidade ofertada pelo Instituto MSCompetitvo para falar sobre os projetos e atividades realizadas por docentes, discentes e técnicos da Escola. Afirmou que a ESAN está buscando se aproximar mais da comunidade externa por meio de vários projetos de extensão que visam atender às necessidades da população campo-grandense e do estado de Mato Grosso do Sul. Comemorou o acordo de cooperação firmado com o MSCompetitivo para implementação da disciplina Pesquisa Aplicada Interdisciplinar no curso de Processos Gerenciais, ministrada pela professora Camila Moreira Almeida de Miranda.

O Coordenador do Curso de Processos Gerenciais, professor Jeovan de Carvalho Figueiredo, frisou a importância da formalização desse acordo de cooperação visto que o Instituto MSCompetitivo sempre colaborou com o curso em questão, além de dar suporte técnico em muitas atividades e eventos promovidos para aprimoramentos dos alunos da ESAN. Enfatizou que esse projeto de extensão formalizado conjuntamente com o instituto beneficiará não apenas a comunidade acadêmica, mas principalmente, a sociedade e as organizações locais uma vez que os resultados poderão gerar a reflexão dos envolvidos sobre a importância da melhoria contínua com foco na excelência pelas organizações.

Por sua vez, a professora Camila Moreira Almeida de Miranda, Coordenadora do Projeto de Extensão e responsável pela disciplina Pesquisa Aplicada Interdisciplinar explicou aos conselheiros como o projeto de extensão impactará na gestão das organizações participantes e frisou que, além de aproximar mais a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul da comunidade externa, essa ação propiciará uma discussão mais ampla acerca da necessidade das organizações buscarem sempre o aperfeiçoamento e a melhoria contínua, implementando os fundamentos do Modelo de Excelência na Gestão.

O professor Cláudio finalizou a participação da Escola de Administração e Negócios gratulando as ações do Instituto MSCompetitivo por sua atuação incansável em estimular as organizações sul-mato-grossenses a buscarem sempre o aperfeiçoamento da gestão e colocou-se inteiramente à disposição para fortalecer os laços entre a escola e o instituto.

O presidente do MSCompetitivo, Sr. Edison Ferreira de Araújo, parabenizou a colaboração da UFMS, com o desenvolvimento de metodologias de análise do Instituto, que permitiram a participação de pequenos e médios empresários em busca da excelência da gestão e consequentemente do sucesso nos negócios.