Professora do Curso de Administração acompanha alunos do curso em visita à SEGEM/MS (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo/Mato Grosso do Sul)

Na última terça feira (23 abril/2024) os alunos do curso de Administração da Escola de Administração e Negócios (ESAN/UFMS), como parte das atividades da disciplina “Governança e Sucessão de Empresas”, ministrada pela Profa Silvia M.Q.Caleman, fizeram uma visita à SEGEM/MS (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo/Mato Grosso do Sul). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e discutir a estrutura organizacional da secretaria bem como os aspectos da governança e da gestão estratégica do Estado de Mato Grosso do Sul. Convidados pelo Secretário Executivo, Sr. Thaner Nogueira, o grupo de estudantes foi recebido pelo Superintendente de Inteligência de Dados, Prof. Leandro Sauer e a servidora Bibiane Rosa, chefe de gabinete da referida secretaria. É importante ressaltar que governança permeia a tomada de decisão da alta gestão, sendo entendida como um processo que deve atender às diferentes particularidades de cada tipo e porte de organização, seja uma empresa privada, uma empresa pública ou uma empresa familiar de diversos setores. Busca-se sempre o alinhamento de interesses das partes relacionadas e a redução da assimetria informacional por meio de mecanismos internos e externos de governança. Informação é crucial e estratégica! Nada melhor do que ver tudo isso in loco e em operação. Agradecemos a disponibilidade e o carinho com que nossos estudantes foram recebidos.