Estudantes da ESAN/UFMS exploram soft skills com CINESAN

Aconteceu a segunda edição do “CINESAN: além da tela, juntos da aprendizagem”, uma ação do projeto de Extensão Rodas de Conversa Empresarial, no dia 02/05/2024. O projeto, coordenado pela Prof. Dra. Susana Cipriano Dias Raffaelli, visa conscientizar os estudantes e profissionais da área de negócios sobre a importância das soft skills, indicar ferramentas que propiciem o processo de aprendizagem dessas habilidades e disponibilizar um ambiente que favoreça seu desenvolvimento. Além disso, o Cinesan consistir em uma ferramenta pedagógica acessível aos professores da ESAN/UFMS, oferecendo uma abordagem alternativa para o ensino dos conteúdos em sala de aula. Sua função vai além de simplesmente transmitir informações, pois estimula o diálogo entre os alunos e facilita a disseminação do conhecimento para a sociedade.

Nessa edição, os estudantes do curso de Ciências Contábeis, matriculados na disciplina Comunicação Empresarial e Contábil, dedicaram-se com muito carinho a cada detalhe do evento. Realizaram a divulgação da sessão, recepcionaram os convidados, organizaram os aspectos audiovisuais, prepararam pipoca e serviram refrigerante, água saborizada e balinhas de menta à plateia. O auditório da ESAN/UFMS se transformou em uma verdadeira sala de cinema.

O filme exibido foi “O Discurso do Rei”. A obra aborda a luta de George, um integrante da realeza britânica, que é gago desde os quatro anos de idade e precisa fazer diversos discursos. George havia se submetido a diversos tratamentos médicos cujos resultados não foram positivos. Então, sua esposa Elizabeth o convence a ser atendido por Lionel Logue, um terapeuta de métodos não tradicionais que irá apoiar George a desenvolver a autoconfiança e enfrentar o desafio de se tornar rei, após seu irmão David abdicar da posição.

Após a exibição do filme, as professoras da ESAN Dra. Denise Barros de Azevedo, Dra. Elisabeth de Oliveira Vendramin e Dra. Susana Cipriano Dias Raffaelli conduziram o diálogo sobre as percepções do filme. Os participantes comentaram a respeito da relevância da comunicação eficaz para os líderes, compartilharam diversas experiências em que tiveram dificuldades para se expressar, descreveram a importância de ouvir dentro do ambiente de negócios, mencionaram as possibilidades para superar esses desafios (apoio familiar, amizade, tratamento médico, cursos, treinamento), etc. A plateia estava engajada na conversa, que foi agradável, sincera e enriquecedora.

Ao final do evento, a coordenadora do projeto lembrou aos participantes que o diálogo continua, pois existe outra ação do projeto de extensão: o clube do livro. Esta ação ocorre por meio da apresentação dos principais elementos de um livro sugerido previamente para leitura, seguida da reflexão sobre o material. O próximo encontro será no dia 23/05/2024, no auditório da ESAN/UFMS, a partir das 18h30. Na ocasião, será abordada a obra “Comunicação não violenta”, escrita por Marshall B. Rosenberg. Em breve serão disponibilizadas mais informações sobre mais esse evento.