Curso de Turismo Da UFMS realiza evento de lançamento de projetos da disciplina Ambientação Profissional em Eventos

Nesta segunda-feira, 14 de outubro, às 9h30, na sala de aula da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi palco de um coffee-break de lançamento de projetos da disciplina Ambientação Profissional em Eventos. O encontro reuniu alunos e docentes do curso de Turismo, além da direção da ESAN, e marcou o início das atividades comemorativas pelos 10 anos do curso.

Para a Professora Doutora Luciana Correia Diettrich, docente do Curso, “o evento é uma organização plural entre professores, alunos e coordenação do curso que visa a culminância de projetos desenvolvidos na disciplina de Eventos (5o semestre) que no semestre seguinte aplica-se na prática, com a comunidade externa na disciplina de Ambientação profissional em Eventos a produção, promoção, realização e avaliação de eventos a partir dos projetos desenvolvidos”.

De início foram apresentados os propósitos do 1o evento intitulado  Feira Explora MS,  que ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2024 no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande. Com o tema “Turismo no meu Mato Grosso do Sul”, a feira contará com 20 expositores de diversas regiões do estado, como Aquidauana, Miranda, Jaraguari, Corumbá e Alcinópolis.

Os estandes apresentarão produtos e serviços turísticos locais, com o objetivo de divulgar e impulsionar as vendas no setor, além de sensibilizar o público sobre as riquezas turísticas de Mato Grosso do Sul. Conforme pontua o Coordenador do Curso de Turismo da UFMS/ ESAN, Professor Doutor Fábio Orlando Eichenberg, “é importante mencionar que junto dos alunos, protagonistas desse processo, há um grupo de parceiros que contribuem para nosso evento: a ITAIPU Binacional, o Parque Tecnológico de ITAIPU, a SECTUR, a FUNDTUR, o COMTUR e todos juntos formam um grande projeto de extensão que visa inserir a comunidade acadêmica e externa”.

A Professora Luciana pontua ainda que “a feira vai explorar o potencial turístico de Mato Grosso do Sul, trazendo os expositores, fazendo vendas de forma a reconhecer as capacidades de promoção do turismo em MS por meio da prática dos Eventos por meio dos estudantes”. A Feira Explora MS também será uma oportunidade para celebrar os 10 anos do curso de Turismo da UFMS, fortalecendo o vínculo entre estudantes, profissionais do setor e a comunidade.

O segundo evento anunciado será a Festa de Celebração dos 10 anos do Curso de Turismo da UFMS/ ESAN, marcada para o dia 29 de novembro de 2024. Com o tema “Curso de Turismo da UFMS – 10 anos: nós temos histórias para contar”, a comemoração será realizada na Plataforma Cultural da Esplanada Ferroviária, em Campo Grande.

O evento reunirá docentes, discentes e representantes do trade turístico, e incluirá homenagens a figuras importantes que contribuíram para a trajetória de sucesso do curso ao longo da última década. Conforme a aluna Paula Luz “esperamos que nessa festa a gente possa além de comemorar, poder relembrar histórias acontecidas no Curso ao longo dos 10 anos de sua existência”.

Esses eventos representam um marco importante para o curso de Turismo da UFMS, destacando a contribuição acadêmica e prática da universidade para o desenvolvimento do setor turístico no estado. Para a Diretora em exercício da ESAN, Professora Doutora Yasmin Gomes Casagranda desses eventos temos em toda a ESAN o curso de Turismo como referência: referência de organização, de planejamento e os outros cursos da unidade têm se espelhado no Turismo de forma com que essas e outras atividades aconteçam sempre de forma com que o curso e a ESAN cresçam e ganhem cada vez mais visibilidade”.

Para mais informações e confirmação de sua participação, entre em contato conosco pelo telefone (67) 3345.3904, pelo e-mail tur.esan@ufms.br ou pelas redes sociais dos eventos: https://www.instagram.com/exploramsfeira/ e https://www.instagram.com/tur.ufms10anos/