Professor da Universidade Autônoma de Lisboa profere palestra na Esan nesta segunda
Reunião muito positiva realizada na tarde desta segunda-feira, 18, na Reitoria, com a reitora Camila Ítavo, nosso convidado e palestrante desta noite, da Universidade Autônoma de Lisboa, Eduardo Cardadeiro, o diretor da Agência de Internacionalização da UFMS, Gustavo Cancio e o docente da ESAN, José Carlos de Jesus Lopes. Foram tratados os termos de cooperação internacional com atuação da ESAN, FADIR, FACH e AGEAD.
Reforçamos o convite aos docentes para que venham conversar com o professor Eduardo Cardadeiro e fazermos uma maior aproximação dos interesses de internacionalização da ESAN.
O evento será hoje às 19h, no Auditório da ESAN.
PÓS-EVENTO
Segundo o organizador do evento, professor José Carlos de Jesus Lopes, “a atividade superou as expectativas. Tivemos um auditório lotado com mais de 120 pessoas, entre alunos e professores. A palestra demonstrou que nossas expertises aqui na ESAN estão alinhadas com as deles (da Universidade Autônoma de Lisboa). Um tema que bordeou as teorias econômicas, de Administração, a própria Ciência Política.
Professor Jesum complementou ainda dizendo que “há um interesse mútuo em fomentar acordos, convênios, pesquisas e mobilidades de alunos, professores e servidores. É um processo de internacionalização que cobre todos os cursos da ESAN e da UFMS, graduação e pós-graduação. E uma das vantagens dessas oficializações com Portugal é a ausência de barreira linguística. Isso mostra que estamos no caminho certo aqui na ESAN. Quer seja nos aportes teóricos, nos objetos de pesquisa, trabalhando com governança, governança pública, desenvolvimento sustentável. Foi ótimo. Que tenhamos outros.”
Para o coordenador do Curso de Turismo, Fabio Orlando Eichenberg, “é sempre interessante receber professores de outras áreas, de outros países que promovem discussões que já fazemos aqui no curso de Turismo. O professor Eduardo chama a atenção para aspectos de impactos ambientais no Turismo que são bem significativos, principalmente, associados ao nicho sol e praia extremamente massivo na esfera turística. O palestrante também trouxe uma contribuição muito importante de desenho de políticas públicas cada vez mais adequadas a soluções e problemas reais.”
Fotos: RTR/UFMS
GALERIA
- Diretor da ESAN/UFMS, prof. Cláudio C. da Silva
- Palestrante Eduardo Cardadeiro
- Grupo de docentes presentes
Fotos: Comunicação ESAN/UFMS