Professores da ESAN têm propostas contempladas no Edital 275/2025-PROPP de PIBIC, PIBIC-AF, e PITIBI
Dez professores da Escola de Administração e Negócios da UFMS tiveram seus projetos aprovados na Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas nos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da UFMS em 2025 – PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI, Edital nº 275/2025 PROPP/UFMS.
As propostas da ESAN listadas abaixo, contemplarão ações dos seguintes programas:
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O foco principal do PIBIC é promover uma ênfase científica aos novos talentos que estão para se formar. Serve como incentivo para se iniciar em pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento. Os projetos de pesquisa nos quais os estudantes participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado.
- Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC nas Ações Afirmativas – PIBIC – Af é dirigido às universidades públicas que são beneficiárias de cotas PIBIC e que têm programa de ações afirmativas. Trata-se de um programa piloto que prevê a distribuição de bolsas de Iniciação Científica – IC às instituições que preencham esses requisitos e se interessem em participar do programa.
Proponente | Plano de Trabalho relacionado à proposta | Financiador |
Yasmin Gomes Casagranda | Segurança alimentar: estudo sobre despercício de alimentos em Mato Grosso do Sul | CNPq |
Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo |
A valorização da parentalidade no contexto da sustentabilidade organizacional |
CNPq |
Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo |
O processo licitatório como parâmetro de oportunismo e enriquecimento ilícito contra o erário |
Fundect |
Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo |
Ecoeficiência nas Indústrias de Silvicultura da África no período 2020-2024 | CNPq-Af |
Jose Carlos de Jesus Lopes | Grupo de Boas Práticas III – Mecanismos de governança pública nos campus universitários sustentáveis e inteligentes | CNPq |
Jose Carlos de Jesus Lopes | Oficina de Bioeconomia do estado de Mato Grosso do Sul V | Fundect |
Patricia Zaczuk Bassinello | O Bioparque Pantanal como Cenário de Educação Ambiental Inclusiva: análise das representatividades de povos e comunidades tradicionais | CNPq |
Geraldino Carneiro de Araujo | Gestão, Economia Solidária e Agricultura Familiar: um estudo em Comunidades Quilombolas Rurais | CNPq |
Geraldino Carneiro de Araujo | Gestão em Comunidades Tradicionais: um estudo nas Comunidades Quilombolas de Campo Grande | Fundect |
Elisabeth de Oliveira Vendramin | Gênero na Contabilidade: a percepção de mulheres que chegaram aos cargos de gestão |
CNPq |
Elisabeth de Oliveira Vendramin | Currículo do Curso de Ciências Contábeis: bases históricas, momento atual e perspectivas futuras |
Fundect |
Jorge Luis Sanchez Arevalo | Otimização de portfólios e medidas de risco no mercado de ações brasileiro: abordagens tradicionais vs. método de Stutzer |
CNPq |
Jorge Luis Sanchez Arevalo | Finanças comportamentais na construção de carteiras: o efeito da aversão ao arrependimento na alocação ótima de ativos |
Fundect |
Rosamaria Cox Moura Leite Padgett |
Documentos institucionais das instituições de ensino superior e a sustentabilidade |
CNPq |
Marcielle Anzilago | Educação Financeira e Decisões de Consumo e Investimento | Fundect |
Izac de Oliveira Belino Bonfim | Análise do Potencial do Turismo Esportivo e Eventos Esportivos no Desenvolvimento Regional de Mato Grosso do Sul |
UFMS |
Segundo o Diretor da ESAN/UFMS, prof. Cláudio César da Silva, “estas aprovações refletem o compromisso da nossa comunidade acadêmica com a produção de conhecimento relevante, ético e transformador, que devemos fomentar mais e mais. Cada projeto aprovado representa não apenas o esforço intelectual dos nossos docentes, mas também o potencial de impacto que nossas pesquisas podem gerar na sociedade, na ciência e na formação de nossos estudantes. A diversidade de temas contemplados reafirma o papel da nossa Unidade como um espaço plural, inovador e comprometido com os desafios contemporãneos. Estes docentes que foram selecionados merecem nossos parabéns. Que venham mais propostas!”
COMUNICAÇÃO/ESAN/UFMS