ESAN é representada em apresentações internacionais na Colômbia
A ESAN foi duplamente representada durante a sétima edição do Congreso Global en Contabilidad y Finanzas, organizado pela Universidad Nacional de Colombia (UNAL), Pontifícia Universidad Javeriana e Rede Acácia, realizado na cidade de Bogotá, Colômbia.
Professora Elisabeth de Oliveira Vendramin, a convite da organização, ministrou a oficina sobre “Construção de mapas conceituais e o uso de inteligência artificial”, em conjunto com o professor João Paulo Resende de Lima, da University of Glasgow.
Segundo a professora, “Brasil e Colômbia têm muita semelhança no âmbito contábil e de realidade social, a participação em eventos científicos e profissionais nos levam a refletir sobre determinantes que podem trazer impacto social por meio de ações de inovação, pesquisa, ensino e extensão.”
“Ao trocar experiências com pesquisadores de diferentes países, surgem oportunidades de projetos em conjunto e socialização de boas iniciativas. Essa integração reflete o protagonismo que a UFMS e a ESAN têm na internacionalização, neste caso específico, agregando atores de toda a América latina”, ressaltou professora Elisabeth Vendramin.
Participação discente
O aluno do curso de Ciências Contábeis, Gabriel de Melo Simões, 8º semestre, apresentou o artigo científico “O que se pesquisa sobre o currículo de Ciências Contábeis: uma revisão sistemática da literatura”, fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso.
O artigo foi escrito em coautoria com a aluna, também do curso de Ciências Contábeis, Bárbara Milhomem Santos, 8º semestre, o egresso do curso de graduação e mestrado em Ciências Contábeis e atual aluno do doutorado em Administração, Leonardo de Lima Neves, a professora Elisabeth de Oliveira Vendramin e a professora da Universidad Nacional da Colômbia (UNAL), Ruth Alejandra Patiño Jacinto.
Gabriel de Melo Simões relatou que durante o evento pôde “acompanhar palestras, painéis e discussões com profissionais e pesquisadores da área contábil de diversos países da América Latina, além de ter a oportunidade de apresentar seu trabalho de conclusão de curso em Ciências Contábeis, elaborado juntamente com uma amiga.”
“Os temas abordados no congresso incluíram inovações na contabilidade pública e privada, sustentabilidade e ESG, tecnologia e inteligência artificial, entre outros tópicos que agregaram ainda mais conhecimentos. Nossa área de pesquisa é Educação Contábil, na qual realizamos uma revisão de literatura com foco no currículo e aprendizagem em Contabilidade, que guiará futuras pesquisas na área”, disse o estudante.
“Foi interessante perceber como, apesar das diferenças culturais e acadêmicas, enfrentamos desafios semelhantes na área contábil, o que tornou as discussões ainda mais ricas. Exemplo disso, pude participar de um dia letivo normal com os alunos da Universidade Nacional, tornando essa viagem mais especial para mim, e pude ter um pouquinho da vivência da universidade em outro país”, complementou Gabriel Simões.
Para o estudante, “representar a UFMS e a ESAN neste evento foi motivo de muito orgulho. Agradeço professora Elisabeth, Bárbara e Leonardo, nosso grupo de trabalho. Agradeço também a todas as professoras da UNAL que nos receberam com muito carinho, acolhimento e claro, muito aprendizado”, finalizou o aluno de Contábeis.
O evento foi realizado nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2025 e teve como tema central Contabilidad, Finanzas y Gestión en Organizaciones Sostenibles.
Com fotos da professora Elisabeth de Oliveira Vendramin.
Texto: Comunicação da ESAN/UFMS