4º semestre de Tecnologia em Processos Gerenciais recebe palestrantes do Senac (MS)

Postado por: Ana Monteiro

Os estudantes do 4º semestre do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais receberam, na disciplina de Práticas de Processos Organizacionais, Michelle Rodiguero e Natalia Amarante de Souza, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MS), que proferiram a palestra “Gestão de Processos no Senac (MS)”.

As profissionais apresentaram as boas práticas adotadas no gerenciamento de processos, e ainda, as ferramentas tecnológicas utilizadas no apoio à gestão dentro da instituição.

Segundo o professor responsável pela aula, Jeovan de Carvalho Figueiredo, o objetivo principal ao trazer esse tema para os alunos foi “apresentar, muitos deles formandos, como o gerenciamento de processos ocorre em uma organização que é referência estadual em boas práticas de gestão. Além, disso, apresentar métodos e ferramentas que permitam o gerenciamento dos processos no dia a dia das organizações públicas ou privadas.”

Professor Jeovan Figueiredo explicou que “a escolha pelo Senac (MS) se deu porque é uma organização reconhecida em diversas edições do Prêmio Qualidade da Gestão, promovido, anualmente, pelo MS Competitivo. O reconhecimento obtido na premiação mostra uma constância de propósito e uma busca pela excelência na gestão, elementos que qualificam a organização como um caso de sucesso na gestão em Mato Grosso do Sul”.

Perguntado sobre qual tipo de impacto esperava que essa palestra tivesse sobre os alunos, o professor respondeu que “a perspectiva era que os cursistas pudessem ter um melhor entendimento do que é o conjunto de atividades e responsabilidades de um profissional que atua na gestão de processos.”

O estudante Lucas Oliveira Soares “achou interessante todo o sistema, como ele organiza tudo e deixa fácil o entendimento e ele parece ser muito bom para montar projetos e ter o controle do que está sendo feito.”

Já Ronni Rogerio Correa Cebalho se disse “impressionado com o compartilhamento de atividades e inovações promovidas pelo Senac (MS), pois na teoria tudo parece acontecer de forma perfeita e com a comunicação eficiente. Poder ver, na prática, uma empresa que aplica a gestão de forma quase que impecável, nos dá uma grande base,” ressaltou o aluno.

Para o diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, “a palestra sobre ‘Gestão de Processos no Senac (MS)’ proporcionou uma conexão direta entre teoria e prática, enriquecendo a formação acadêmica com experiências reais do setor. A ESAN agradece ao Senac (MS) pela parceria e pela contribuição ao desenvolvimento profissional dos nossos alunos.”

 

*A palestrante Michelle Rodiguero respondeu a algumas perguntas sobre a ação com os estudantes, confira a seguir.


1. Quais são os principais desafios enfrentados no gerenciamento de processos no Senac (MS)?

R: O principal desafio enfrentado no gerenciamento de processos no Senac (MS) está relacionado à cultura organizacional. Foi necessário promover um movimento de conscientização, engajamento e capacitação de toda a equipe quanto à importância da padronização e do cumprimento dos processos estabelecidos. Outro ponto relevante é a conciliação entre inovação e manutenção da qualidade já consolidada nos serviços educacionais

2. Como o Senac (MS) tem aplicado metodologias de melhoria contínua nos seus processos internos?

R: A instituição tem adotado práticas baseadas no ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir), principalmente a partir de melhorias apontadas nas auditorias da qualidade e nas autoavaliações do Modelo de Excelência da Gestão. Além disso, a instituição incentiva que os colaboradores sugiram melhorias por meio da TIP (Tive uma Ideia para o Processo).

Somado a isso, foi implantada uma sistemática de revisão de processos com apoio dos líderes de processos (pontos focais nas áreas, com bom conhecimento técnico e papel de multiplicadores do sistema de gestão). São realizadas reuniões periódicas com esse público com o objetivo de reforçar a cultura de gestão por processos e a importância das revisões contínuas.

3. Quais ferramentas de gestão de processos são mais utilizadas, atualmente, na instituição?

R: As ferramentas mais utilizadas incluem fluxogramas de processos, softwares de gestão integrada (ERP), painéis de indicadores (dashboards) e metodologias de gestão de projetos, adaptadas à realidade educacional. Além disso, ferramentas de mapeamento de processos e análise de desempenho auxiliam na tomada de decisão estratégica.

4. Houve algum projeto de destaque que transformou significativamente a operação do Senac (MS)?

Um dos projetos de destaque foi a digitalização e modernização de processos administrativos e da guarda documental da instituição, que possibilitou otimização da gestão documental resultando em ganhos de eficiência, redução de retrabalho e melhoria na experiência dos usuários internos e externos. Além disso, o Senac implantou cursos do 5º itinerário formativo em parceria com o Governo do Estado, visando atender a uma demanda de mercado.

Esse projeto gerou a necessidade de elaboração de novos títulos, além de revisões e atualizações dos planos de curso, com o objetivo de alinhá-los às necessidades identificadas. A iniciativa exigiu também a reestruturação de recursos para viabilizar o início e a continuidade das aulas, tirando a instituição da sua zona de conforto, já que muitos desses cursos foram ministrados fora das dependências do Senac.

Em diversos casos, foi necessário adequar ambientes em escolas públicas, com estrutura provida pelo próprio Senac, para garantir o mesmo padrão de entrega oferecido em nossas unidades. Esse projeto ampliou significativamente o alcance da instituição, chegando a regiões e públicos que até então não eram atendidos. Além disso, proporcionou aos alunos do ensino médio da rede pública acesso à infraestrutura, aos docentes e ao modelo pedagógico do Senac em diversos municípios do estado, reforçando a visão institucional de transformar vidas por meio da educação.

5. Como a cultura organizacional influencia o sucesso do gerenciamento de processos?

R: A cultura da instituição exerce um papel fundamental no sucesso da gestão de processos, pois influencia diretamente o nível de engajamento e comprometimento dos colaboradores. O compromisso com a satisfação do cliente — seja ele o cliente de processo ou o cliente final — é algo muito presente entre os colaboradores, e esse foco favorece a adoção de novas metodologias. Além disso, a cultura organizacional é orientada à inovação, à padronização de práticas e à busca constante por resultados efetivos, o que fortalece a aplicação de melhorias contínuas e o alinhamento dos processos aos objetivos estratégicos da instituição.

A aula foi realizada no dia 25 de setembro.

Com fotos e informações do professor Jeovan de Carvalho Figueiredo.

Comunicação ESAN/UFMS