Estudantes de Ciências Econômicas se destacam em Gincana Nacional
A Gincana Nacional de Economia é uma iniciativa que busca aproximar estudantes da prática econômica de forma dinâmica e interativa. Realizada anualmente pelo Sistema Cofecon/Corecons desde 2011, a competição reúne duplas de alunos de Ciências Econômicas e cursos conexos de todo o país para testar seus conhecimentos econômicos.
A XIV edição reforça o compromisso de estimular o protagonismo da juventude, incentivar o pensamento crítico e preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e da construção de um novo modelo de desenvolvimento econômico.
A etapa regional da XIV Gincana Nacional de Economia foi composta por duas fases distintas, ambas realizadas de forma on-line. A primeira fase ocorreu em 6 de julho, das 9h às 10h (horário de Brasília), por meio de uma plataforma específica acessível pelo site oficial da gincana.
Nessa fase, as duplas participantes enfrentaram um desafio de perguntas de múltipla escolha sobre temas como macroeconomia, microeconomia, conjuntura e economia brasileira, utilizando um sistema de cartas virtuais.
Cada carta continha uma pergunta, um bônus ou um revés, e as duplas devem responder corretamente a maior quantidade de perguntas no menor tempo possível para acumular pontos. Apenas uma carta pode ser aberta por vez, e o tempo para resposta é limitado a um minuto por pergunta.
Na jurisdição de cada Corecon, as nove duplas com maior pontuação avançaram para a segunda fase, que consistiu na elaboração e envio de um vídeo de até dois minutos sobre o tema “COP30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima”.
Os vídeos foram enviados entre 9 e 11 de julho de 2025 pela mesma plataforma utilizada anteriormente. Cada Conselho Regional de Economia (Corecon) designou uma banca avaliadora para atribuir notas aos vídeos, de 0 a 100 pontos.
As três duplas com as maiores pontuações combinadas (soma da primeira fase e da avaliação do vídeo) representaram seu estado na etapa nacional da Gincana.
Participação da ESAN
Em Mato Grosso do Sul, os alunos do curso de Ciências Econômicas da ESAN, Dailla Lavinea Scheid Hartmann e Lucas Guarienti Piati, ambos do 4º semestre, se destacaram e avançaram para as quartas de final da Gincana Nacional de Economia. “Foram motivo de grande orgulho para o curso e para toda a instituição”, disse o coordenador do curso, professor Matheus Wemerson Gomes Pereira.
“Essa conquista representa um importante reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido no curso. É também um incentivo para nossos alunos, que, mesmo ainda nas fases iniciais da graduação, já começam a colher os frutos do esforço e da dedicação aos estudos”, complementou.
O coordenador explicou que os alunos receberam todo o incentivo do curso. “Temos confiança de que o conteúdo foi muito bem ministrado pelos professores, o que deu uma base sólida para os estudantes. Coube a eles revisar os temas e se prepararem de forma autônoma, demonstrando maturidade e comprometimento.”
A formação econômica oferecida pelo curso é bastante completa, abrange teoria econômica, história econômica e métodos quantitativos. Esses pilares formam uma base essencial. “No entanto, o desempenho depende, sobretudo, da motivação pessoal do aluno em buscar se destacar e aplicar o que aprende de forma prática e competitiva” falou professor Matheus Pereira.
A ESAN contribuiu para esse resultado com seu corpo docente composto integralmente por professores doutores e com ampla experiência na área de Economia. “Além disso, é oferecido um ambiente acadêmico que estimula o crescimento intelectual, a autonomia e o desenvolvimento dos estudantes, o que certamente contribui para resultados como este”, relatou o coordenador.
Professor Matheus Pereira ressaltou, ainda, que “essa conquista serve como exemplo e inspiração para os demais alunos. Eles percebem que o esforço e a dedicação trazem resultados concretos. Já há estudantes interessados em participar da próxima edição da Gincana, o que demonstra o efeito multiplicador dessa conquista.”
E finalizou dizendo que “pretendem continuar apoiando a participação dos alunos em diversas atividades, como gincanas, congressos nacionais e internacionais, encontros de economistas e demais eventos acadêmicos. Além disso, nosso principal objetivo é incentivar os estudantes a prestarem o exame da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) e ingressarem nos melhores programas de mestrado em Economia do país — uma tradição já consolidada entre nossos egressos. Paralelamente, temos como meta estruturar nosso próprio Mestrado Acadêmico em Economia até 2027, ampliando ainda mais as oportunidades de formação e pesquisa na ESAN.”
A seguir a entrevista com os estudantes de Ciências Econômicas:
Dailla Lavinea Scheid Hartmann
» Sobre a conquista
– Como você recebeu a notícia da classificação para as quartas de final da Gincana Nacional de Economia?
R: No momento em que finalizamos a etapa das oitavas de final, o próprio sistema da gincana já havia contabilizado que estávamos nas quartas de final, pois ele consiste em um jogo interativo que devemos cumprir alguns requisitos para que se avance para a próxima etapa.
– O que essa conquista representa para você?
R: Uma oportunidade de conhecer novos horizontes, bem como conectar os alunos do sistemas COFECON e CORECON/MS, que regem e assistem pela nossa profissão. Além disso, fazer conexões com pessoas do Brasil todo.
» Sobre a preparação
– Como foi o processo de preparação para a gincana?
R: Simulamos situações similares as que se passariam na gincana por meio de flashcards.
– Quais conteúdos ou habilidades foram mais exigidos durante as etapas anteriores?
R: As etapas da gincana eram similares, alteravam os indicadores a estudar, o qual na primeira foi PIB, em seguida câmbio e balança comercial.
– Vocês contaram com apoio de professores ou colegas durante a preparação?
R: Professores sempre, acerca dos conhecimentos requeridos aprendemos em sala de aula, com as metodologias de ensino. Nos solicitaram estratégia, que tivemos de desenvolver durante a participação, pois o jogo não é apenas baseado nos conhecimentos econômicos, mas também em habilidades cognitivas. Nosso colegas auxiliavam na montagem dos flashcards e aplicação do jogo no Centro Acadêmico.
– Como foi participar da Gincana Nacional de Economia? O que mais te surpreendeu?
R: Foi uma experiência muito divertida e importante, conhecer pessoas de outros locais e representar o nosso estado em Porto Alegre. reio que a maior surpresa foi como o COFECON e CORECON MS estão conectados com os alunos das universidades.
– O que você aprendeu com essa experiência que levará para sua formação acadêmica e profissional?
Que devemos aproveitar todas as oportunidades disponibilizadas pela universidade ao máximo, pois elas que nos tornarão profissionais mais qualificados e didáticos no futuro.
» Sobre o impacto
– Você acredita que essa participação pode abrir portas para outras oportunidades acadêmicas ou profissionais?
R: Com certeza, existe uma visibilidade nacional para com os participantes da gincana, bem como a oportunidade de comunicar com grandes nomes da economia brasileira nos eventos.
– Que mensagem você deixaria para outros estudantes que desejam participar de eventos como esse?
R: Creio que a mensagem seria não ter receio em participar de eventos como esse, mesmo que seja uma competição, a melhor parte é fazer conexão com novas pessoas e participar de debates no Congresso.
» Mensagem final
– Como você enxerga o papel da ESAN na sua trajetória até aqui?
R: A ESAN foi fundamental, principalmente a formação do grupo de professores de Ciências Econômicas. Sem os conhecimentos fornecidos por eles, creio que não teríamos chegado na colocação.
Lucas Guarienti Piati
» Sobre a conquista
– Como você recebeu a notícia da classificação para as quartas de final da Gincana Nacional de Economia?
R: Eu e minha dupla ficamos muito felizes ao nos classificarmos para as quartas de final, sobretudo porque foi um desafio muito grande e essa conquista representou nossa superação.
» Sobre a preparação
– Como foi o processo de preparação para a gincana? Houve alguma estratégia específica?
R: Durante a preparação eu e minha dupla revisamos os conteúdos que já tínhamos estudado e buscamos aprender sobre os efeitos de determinadas políticas públicas sobre as variáveis macroeconômicas de um país.
R: Além dos conteúdos que englobam as Ciências Econômicas, foi necessária estratégia com relação ao uso do tempo e também uma boa comunicação visto que em uma das etapas foi necessária a elaboração de um vídeo sobre a COP30.
– Vocês contaram com apoio de professores ou colegas durante a preparação?
R: Nossos professores nos ajudaram a ter bagagem teórica sobre os assuntos cobrados e nossos colegas nos auxiliaram na elaboração de flashcards e no treino para a competição.
» Sobre a experiência
– Como foi participar da Gincana Nacional de Economia? O que mais te surpreendeu?
R: A participação na GNE foi engrandecedora em vários aspectos, interagir com outras 40 duplas de todo o Brasil nos permitiu abranger a visão sobre nosso curso.
– Você acredita que essa participação pode abrir portas para outras oportunidades acadêmicas ou profissionais?
R: Nossa participação já abriu novas portas para nosso futuro, visto que fortaleceu nossa relação com os docentes e com a equipe do Conselho Regional de Economia.
– Como você enxerga o papel da ESAN na sua trajetória até aqui?
R: A ESAN foi fundamental para nossa conquista, agradeço a todos os docentes pelo empenho em formar economistas de excelência e à equipe da direção e de técnicos da ESAN pelo trabalho operacional que permite a nossa formação.
Texto: Comunicação ESAN UFMS
Fotos: Arquivos pessoais.