Projeto de Extensão de Processos Gerenciais oferece mentoria para alunos
Os alunos participantes do projeto de extensão “Tecnologias de Processos Gerenciais para Indivíduos e Organizações” participaram de uma mentoria coordenada pela professora Camila Miranda, no dia 28, na ESAN, durante a aula de Pesquisa Aplicada Interdisciplinar.
Além dos alunos da disciplina, participaram como mentores professores, técnicos-administrativos da UFMS e representantes do Instituto MS Competitivo, parceiro do projeto de extensão.
O processo de mentoria consistiu na análise dos planos de melhorias elaborados pelos alunos após a aplicação da ferramenta Avaliação Simplificada da Gestão (ASG).
“Essa avaliação tem como objetivo mapear o perfil das organizações participantes e identificar boas práticas de gestão, baseadas em oito fundamentos: pensamento sistêmico, compromisso com as partes interessadas, adaptabilidade, liderança transformadora, aprendizado organizacional, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor”, disse professora Camila Miranda.
O projeto, que já está em sua terceira edição, conta neste ano com a participação de duas organizações do terceiro setor: Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Chácara do Buriti e Empreendedor Especial. E quatro empresas privadas de diferentes segmentos: Use Célia Bento, Lavacar RP, Molhos Gague e +Sabor Salgados.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Camila Miranda, “o processo de mentoria é fundamental por razões pedagógicas, técnicas e estratégicas. Em primeiro lugar, promove a transferência de conhecimento prático, baseada na experiência real de campo dos mentores. Além disso, contribui para o desenvolvimento de uma postura ética, analítica e colaborativa nos alunos. E, de forma ainda mais relevante, a mentoria encurta a curva de aprendizagem, permitindo que nossos alunos tomem decisões mais embasadas e seguras.”
Texto: Comunicação ESAN UFMS com informações de professora Camila Miranda.
Fotos: professora Camila Miranda

