Estudantes podem solicitar empréstimo de smartphones para atividades acadêmicas

Postado por: Ana Monteiro

Até 31 de outubro estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UFMS podem solicitar smartphones emprestados para utilização em atividades acadêmicas por meio do edital de Apoio Tecnológico.

A reitora Camila Ítavo disse que é a primeira vez que a Universidade empresta smartphones para os estudantes. “É um avanço neste edital que é realizado desde a pandemia para oferecer aos estudantes cada vez mais oportunidades para realizar as atividades e conectividade. Estamos sempre inovando e buscando ampliar o apoio à nossa comunidade”, disse.

“A UFMS reforça a importância da Assistência Estudantil por meio do empréstimo de smartphones como equipamento tecnológico essencial à permanência”, destaca o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Edilson Zafalon.

Segundo ele, para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o aparelho pode ser uma ferramenta importante para acompanhar as atividades acadêmicas. “O smartphone é a ferramenta de acesso ao conhecimento. É por meio dele que muitas vezes ocorre o acesso ao portal acadêmico, ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, à biblioteca virtual, às aulas e a todas as comunicações institucionais”.

A ação busca assegurar equidade nas condições de aprendizagem, facilitar o acesso a serviços e recursos acadêmicos e reduzir os índices de evasão relacionados à exclusão digital. O equipamento também permite que os estudantes acompanhem prazos, editais e oportunidades oferecidas pela Universidade.

Para Zafalon, o programa representa uma estratégia de baixo custo e alto impacto para a permanência estudantil. “Mais do que o empréstimo de um aparelho, trata-se de garantir o direito à aprendizagem, ao pertencimento e à conclusão da formação superior. Queremos uma universidade inovadora que começa pelo humano. Garantir que a tecnologia seja uma ponte para a equidade é garantir que nenhum talento se perca por falta de acesso”, finaliza.

O diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, ressaltou que “na ESAN, sabemos que o acesso à informação e às ferramentas digitais é a base para a inovação, a gestão e a excelência acadêmica. A iniciativa pioneira da UFMS, liderada pela reitora Camila Ítavo e pela Proaes com o empréstimo de smartphones, é uma conquista fundamental para a nossa comunidade. Queremos que todos os nossos estudantes — da graduação ao doutorado — tenham as mesmas condições de acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, a biblioteca digital e o portal acadêmico. Reforço o convite aos nossos alunos em situação de vulnerabilidade para que fiquem atentos ao prazo e solicitem o recurso pelo edital de Apoio Tecnológico até o dia 31 de outubro. Garantir conectividade é garantir a permanência e o futuro dos nossos talentos.”

As inscrições devem ser realizadas pela página: auxílios.ufms.br.

Acesse o edital na íntegra: https://boletimoficial.ufms.br/publicacao?id=609613

Com informações de: Vanessa Amin (Agecom)