Projeto de Extensão Cultura, Lazer e Turismo na UnAPI/UFMS encerra as atividades do módulo I
O projeto de Extensão Cultura, Lazer e Turismo na UnAPI/UFMS, coordenado pela profa Dra. Patrícia Zaczuk Bassinello, encerra as atividades do módulo I: Cultura e Patrimônio, realizadas durante o segundo semestre de 2024.
O respectivo projeto promover e fortalecer o desenvolvimento de ações de intervenção no âmbito da cultura, lazer e turismo, que tenham como foco a valorização da pessoa idosa na sociedade, permitindo o processo de integração entre os idosos e deles com as demais faixas etárias e lugares visitados, conectando experiências culturais diversas, reconhecimento de identidades plurais e de sociabilidade e inclusão em qualquer época da vida.
Para este primeiro módulo houve um conjunto de conteúdos teóricos e ações de visitação que contemplasse diferentes leituras e visões acerca da Cultura e do Patrimônio. Para tal, a partir de encontros quinzenais, com aulas dialogadas, palestras e visitas técnicas, os cerca dos 20 alunos unapianos inscritos puderam participar e conhecer diferentes sentidos e significados do conceito de Cultura; sobre o fenômeno da Identidade Cultural; as relações entre Cultura e Turismo; Educação Patrimonial e as diferenças entre Patrimônio Cultural material e imaterial. As aulas foram planejadas e conduzidas pela coordenadora do projeto em conjunto com o prof Dr. Alan Silus, que também é acadêmico do curso de Turismo da Esan e integra a equipe de execução do projeto de extensão.
De modo a contribuir com a melhoria do ensino, algumas das atividades didático/pedagógicas foram de natureza prática e os alunos visitaram o Museu José Antônio Pereira; a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e, por fim a visita a Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio.
Segue algumas imagens e alguns relatos de alunas que participaram do módulo e suas respectivas ações:
“Só tenho a agradecer vocês pela oportunidade que tive em conhecer melhor a história do nosso Estado, como foi o tema sobre Patrimônio, Academia de Letras, os Quilombolas e outras explicações para enriquecer meus conhecimentos, uma vez que, sempre tive vontade de fazer o Curso de Turismo e, na minha época, em que trabalhei na UFMS, durante 32 anos, o curso foi implantado em Aquidauana e por outras razões eu não podia cursar lá. Conheci agora, um pouquinho”. (relato aluna Célia Arlete Peixoto)
“Quanto aos passeios, foram ótimos, o Museu José Antonio Pereira, a Academia e Furnas do Dionísio. Todos me despertaram boas lembranças”. (aluna Elaine Araújo e Silva)
“Eu amei as aulas! Nossa, para mim foi um conhecimento que eu tive que eu não sabia, não conhecia…o museu que fomos, relembrei quando eu era mocinha e minha mãe me levava de férias. Foi um espetáculo eu lembrar algumas práticas antigas, como o modo de fazer a rapadura, a cana, os poemas e leituras na Academia de Letras. Eu amei mesmo, pois foi uma lembrança. (aluna Norah Saucedo da Silva).
Desta forma, o módulo I: Cultura e Patrimônio, se encerra com êxito nos resultados obtidos pela equipe sendo marcado pelo engajamento dos unapianos, que não se furtaram de participar com muita disposição e envolvimento nas atividades propostas. Para o primeiro semestre de 2025 será ofertado pelo projeto via edital do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI/UFMS), vinte vagas para o módulo II: Lazer e Memória, que será realizado no período de março a junho. Fica o convite!