Curso fortalece turismo local e resulta em Guia Turístico de Rio Verde de Mato Grosso
A cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MS) avançou significativamente na organização e valorização do turismo local com a realização do curso de Sensibilização para o Turismo e o Bem-Receber de Visitantes.
A iniciativa foi voltada à capacitação da comunidade para uma atuação mais acolhedora, consciente e responsável no contexto da atividade turística.
Segundo professor Izac Bonfim, do curso de Turismo e responsável pela ação, “o curso teve como objetivo qualificar os participantes para o bem-receber, promovendo a compreensão dos princípios éticos, culturais e socioeconômicos envolvidos no turismo, além de estimular o reconhecimento do potencial turístico do município como instrumento de desenvolvimento local e regional.”
O professor explicou que ao longo de uma semana de atividades, a comunidade participante do curso realizou um levantamento detalhado dos prestadores de serviços turísticos da cidade, bem como dos atrativos naturais e culturais, manifestações culturais, infraestrutura disponível e outras informações relevantes para turistas interessados em conhecer Rio Verde de Mato Grosso.
“Esse diagnóstico local foi fundamental para a sistematização das informações e para a construção de um material de divulgação qualificado sobre o destino”, ressaltou.
Com base nesse levantamento, as acadêmicas bolsistas de Turismo, Caroline Alves, Gabriela Assis e a bolsista local de Rio Verde de Mato Grosso, Eliona Arruda — atuaram na elaboração do E-book Guia Turístico de Rio Verde de Mato Grosso sob a coordenação do professor Izac Bonfim.
“O e-book tem como finalidade divulgar o município, seus atrativos turísticos, serviços, identidade cultural e potencialidades, contribuindo para o fortalecimento da imagem de Rio Verde de Mato Grosso como destino turístico,” disse o professor.
O curso foi realizado no município e ministrado pelo próprio professor Izac Bonfim e integrou ações de ensino, extensão universitária e desenvolvimento territorial.
A iniciativa integra as ações do eixo de Turismo do Programa Institucional Trilha Rupestre, sob coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE/UFMS), com investimento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), além do apoio de outras instituições parceiras.
Para o diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, “a ESAN se orgulha de apoiar ações que unem capacitação, ética e valorização cultural, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a integração entre universidade e sociedade.”
Quem desejar conhecer melhor Rio Verde de Mato Grosso e planejar sua visita pode acessar gratuitamente o Guia Turístico de Rio Verde de Mato Grosso abaixo:
Guia TurísticoTexto: Comunicação ESAN UFMS com informações do professor Izac Bonfim.
Foto: Professor Izac Bonfim
