Formandos da ESAN recebem Menção Honrosa durante Colação de Grau 2025/2
A cerimônia de colação de grau da UFMS realizada na noite do sábado, 13, às 19h, no Estádio Moreninho, foi marcada por momentos de emoção, reconhecimento e celebração das trajetórias acadêmicas.
Entre os destaques da noite, seis estudantes da ESAN receberam Menção Honrosa por seu desempenho excepcional ao longo do curso, dedicação às atividades acadêmicas e contribuição para a comunidade universitária.
Foram homenageados:
- Hugo Yukio Miyoshi, do curso de Administração Integral
- Priscilla Gonçalves Capistrano da Silva, do curso de Administração Noturno
- Isadora de Sousa Pessoa, do curso de Ciências Contábeis
- Victor Yugo Yahiro, do curso de Ciências Econômicas
- Ronni Rogério Correa Cebalho, do curso de Processos Gerenciais
- Tamires Oliveira Valente, do curso de Turismo
Segundo o pró-reitor de graduação, professor Cristiano Costa Argemon Vieira, “o Título de Menção Honrosa é um reconhecimento concedido pelo Conselho Universitário aos estudantes que se destacam nos cursos de graduação. Ele valoriza o comprometimento, a dedicação e a excelência acadêmica demonstrados ao longo de toda a trajetória formativa, reafirmando o mérito daqueles que contribuíram de forma exemplar para a qualidade e o prestígio da Universidade.”
Para a professora Yasmin Casagranda, coordenadora do curso de Administração, “essa homenagem coroa o esforço dos alunos ao longo dos quatro anos de curso. E mostra a eles que não foram em vão todos os desafios que passaram ao longo da sua formação.”
Hugo Yukio Miyoshi, formando do curso de Administração integral, confessou que “não esperava receber essa menção honrosa, fiquei bem surpreso. Para mim significa muito, pois meu objetivo principal sempre foi adquirir o máximo de conhecimento que a UFMS pode me proporcionar, consequentemente tive uma média alta de notas, resultando na menção. Me sinto reconhecido e muito feliz por todos os destaques das demais turmas! Feliz em dobro pois meu irmão recebeu a menção de sua turma no dia anterior.”
Para a formanda Priscilla Gonçalves Capistrano da Silva, do curso de Administração noturno, receber a Menção Honrosa, representou um verdadeiro “presente de Deus”, pois cresci achando que eu era ‘burra’ e ‘incapaz’. Assim, receber essa honra tem um significado muito especial para mim, pois reflete um processo de desbloqueio e superação pessoal!! Eu não esperava receber tamanho privilégio; para mim, foi uma surpresa ser a aluna com o maior coeficiente de nota! Esse reconhecimento reflete o esforço que determinei em concluir a faculdade ainda este ano e consegui alcançar esse objetivo em grande estilo!”
Professor Matheus Wemerson Gomes Pereira, coordenador do curso de Ciências Econômicas, disse que a “Menção Honrosa representa o reconhecimento institucional de uma trajetória acadêmica marcada pelo compromisso, pela perseverança e pela superação. Trata-se de um sinal claro de que o esforço consistente ao longo da graduação é valorizado e reconhecido pela comunidade acadêmica.”
O formando de Ciências Econômicas, Victor Yugo Yahiro, declarou que “essa menção representa uma grande conquista e um reconhecimento pelo esforço que tive ao longo do curso. Foi gratificante recebê-la e certamente guardarei este momento com carinho!”
A coordenadora substituta do curso de Ciências Contábeis, professora Susana Dias, falou que a “Menção Honrosa reconhece a dedicação exemplar e o alto desempenho do estudante ao longo do curso. Esse reconhecimento público pode incentivar outros estudantes para priorizar sua educação. Pois, é fundamental a dedicação ativa dos discentes para que, de fato, adquiram o conhecimento que os transformará em profissionais competentes, éticos e com capacidade de liderar mudanças nos setores que atuam.”
Isadora de Sousa Pessoa, formanda de Ciências Contábeis, relatou sentir-se imensamente grata e surpresa por este reconhecimento. “Para mim, esta menção prova que a trajetória não precisa ser perfeita para ser vitoriosa, pois ela reafirma que, mesmo diante da falibilidade humana e de resultados inesperados, a constância e o esforço genuíno são caminhos seguros para o sucesso.”
Segundo a coordenadora do curso de Processos Gerenciais, Caroline Foscaches de Oliveira Quevedo, “a menção honrosa tem um significado muito especial. Ela simboliza, de forma justa e merecida, a trajetória do acadêmico, construída com muito esforço e dedicação. Para o aluno, mostra que a caminhada não é fácil, mas é inspiradora e vale a pena!”
O estudante Ronni Rogério Correa Cebalho, formando de Processos Gerenciais, ressaltou que “concluir a graduação já representava a realização de um sonho, mas receber este reconhecimento da UFMS transforma o momento em um marco histórico para mim e para minha família. Por se tratar de uma universidade de excelência, onde a conclusão exige tanto de nós, esta Menção Honrosa confirma que todo o meu esforço e dedicação valeram a pena. É um feito extraordinário, que jamais imaginei alcançar, e que reflete minha profunda gratidão por fazer parte da história da UFMS e tê-la marcada na minha para o resto da vida.”
Professor Fabio Orlando Eichenberg, coordenador do curso de Turismo, disse que “como coordenador, a Menção Honrosa é o reconhecimento máximo de uma jornada marcada por excelência e dedicação. Esse certificado recebido reflete não apenas o desempenho acadêmico exemplar do aluno, mas também seu impacto positivo na comunidade acadêmica e a maturidade desenvolvida ao longo da formação, servindo de inspiração para seus colegas.”
Para a aluna do curso homenageada, Tamires Oliveira Valente, “a Menção Honrosa representa a confirmação de que a persistência vence qualquer pausa. Reflete uma trajetória marcada por recomeços, desafios pessoais e escolhas feitas com o coração. Mesmo entre interrupções e mudanças, permaneci fiel ao sonho e ao compromisso com o estudo. Esse reconhecimento simboliza não apenas desempenho acadêmico, mas superação e fé no caminho.”
Durante a solenidade, o diretor da ESAN, professor Claudio Cesar da Silva, destacou que o reconhecimento simboliza o esforço coletivo de cada estudante, bem como o papel fundamental da UFMS na formação de profissionais éticos, preparados e comprometidos com o desenvolvimento regional e nacional.
“Essa homenagem estimula o desempenho dos estudantes, engrandece e valoriza seus currículos. Desejamos que essa tradição se perpetue e recomendamos que os alunos foquem nos indicadores que direcionam a uma menção honrosa”, finalizou professor Claudio Cesar da Silva.
A cerimônia encerrou-se com aplausos calorosos aos formandos e a certeza de que cada um deles leva consigo o orgulho de fazer parte da história da UFMS.
Texto: Comunicação ESAN UFMS
Fotos: Arquivos pessoais







