ACADÊMICOS DO CURSO DE TURISMO APRESENTAM PROJETOS DE EVENTOS PARA SEREM EXECUTADOS EM 2023.2

Postado por: Jailson Garcia

Os alunos do curso de Turismo, matriculados na disciplina de Eventos, desenvolveram ao longo do semestre (2023.1), projetos com a finalidade de serem executados como atividade de extensão na disciplina de Ambientação em Eventos que será ofertada em 2023.2.

O novo Projeto Pedagógico do Curso de Turismo propõe, dentre outras características, um curso ainda mais dinâmico, interligando de forma efetiva, a teoria com a prática. Neste sentido, ganham destaque as disciplinas de Ambientação Profissional, as quais objetivam desenvolver ações extensionistas por meio de atividades práticas nas diferentes áreas do turismo.

São quatro as disciplinas de Ambientação Profissional (Ambientação Profissional em Meios de Hospedagem, Ambientação Profissional em Agenciamento e Roteirização, Ambientação Profissional em Alimentos e Bebidas e Ambientação Profissional em Eventos) e cada uma delas acontece após a disciplina teórica da mesma área, ou seja, após o subsídio teórico, os acadêmicos vivenciam uma experiência real com a orientação e acompanhamento do docente responsável.

Neste caso, durante a disciplina de Eventos, os acadêmicos tiveram o aporte conceitual, discutiram a relação dos eventos com a atividade turística e concluíram a disciplina com a elaboração de projetos. Desta forma, em grupos, os alunos apresentaram propostas de eventos envolvendo o turismo e o formato de extensão. Os projetos apresentados foram os seguintes:

Título: Conferência sobre Sustentabilidade Urbana

Objetivo(s): Promover a conscientização e o diálogo sobre a importância da sustentabilidade urbana com vistas às cidades sustentáveis e resilientes.

Acadêmica(o)s: Leonardo do Prado Minano, Gislaine de Oliveira Ferreira e Karla Miranda Gonçalves

Título: Rota das flores e seus encantos (Festa temática)

Objetivo(s): Expandir o conhecimento sobre os Roteiros das Flores.
Acadêmicas:
Bárbara Rocha Ferraz Marçon e Thayna Cantagessi Alvarenga

Título: 1º Cicloturismo: Conhecendo Campo Grande sobre duas rodas

Objetivo(s): Promover, de forma saudável, o turismo sustentável em Campo Grande, bem como o curso de Turismo da ESAN – UFMS.

Acadêmicas: Bruna Rodrigues Santana Treu, Geandra Souza Ferreira, Kamila Luciana de Lima, Natália Correia Aureliano e Rayana Sttefany de Santana

Título: Dia D no Turismo – Não uso mais

Objetivo(s): Estimular a boa ação, gerar a empatia, promover a assistência aos que mais necessitam e conscientizar o público para o reuso.

Acadêmica: Luciana Regina Gongora Darzi

Título: Ressignificando o olhar sobre o Curso de Turismo nas escolas estaduais periféricas de Campo Grande – MS (Palestras direcionadas aos alunos do ensino médio das escolas públicas)

Objetivo(s): Apresentar as áreas do turismo como campo profissional e as possibilidades de ingressar no Curso de Turismo da ESAN, bem como em outras graduações ofertadas pela UFMS.

Acadêmicos: Maria Clara Maciel Dias, Karolayne Auxiliadora Soares da Silva, Isabella Vidal Bravalhieri, Igor Riccardi de Souza

Título: 1º GINCATUR- Gincana do Curso de Turismo da ESAN- Edição Biodiversidade do Pantanal (Gincana)

Objetivo(s): Contribuir com a formação acadêmica dos alunos de turismo de forma lúdica

Acadêmicas: Emanoelle Mascarin Bezerra, Giovanna Luísa Buldi Vieira, Larissa Paes Batalha e Larissa Silva de Melo

Ambas as disciplinas (Eventos e Ambientação Profissional em Eventos) são ministradas pela Prof. Drª. Luciana Correia Diettrich mas, durante as apresentações dos projetos, os professores Dr. Erick Wilke e Profª Drª Priscila Varges estiveram presentes e contribuíram significativamente, discutindo cada proposta apresentada.

Após a enorme dificuldade em escolher apenas um dos projetos, em consenso, os acadêmicos elegeram o “1º Cicloturismo: Conhecendo Campo Grande sobre duas rodas” para ser executado.

Consideramos os resultados desta atividade bastante positivos, uma vez que, além dos conhecimentos aqui já mencionados, também foram estimuladas habilidades importantes ao profissional do turismo como: criatividade, trabalho em equipe, iniciativa, entre outras.

Os acadêmicos também reconheceram tal importância e declararam:

“A atividade foi muito desafiadora pois exigiu termos ideias inovadoras, criativas e executáveis.

A expectativa é de ampliar o resultado do projeto e de que a execução seja ainda melhor que a proposta” (Leonardo Minano)

“Eu gostei muito de realizar o projeto na disciplina de Eventos. Pude adquirir diversas habilidades como: planejamento, organização, negociação, leitura, uma boa escrita de forma clara e, principalmente, trabalho em equipe.

Referente à execução do projeto, estou bem entusiasmada e otimista, visto que eu e as outras integrantes do grupo, recebemos muitas críticas positivas e a viabilidade de poder executa

r o projeto. Além disso, penso que o projeto a ser executado será algo inovador, estimulando o turismo em Campo Grande” (Bruna Treu)

“Adorei o projeto de Eventos 😄 Com essa disciplina pudemos ter um preparo para realização de eventos com mais assertividade” (Bárbara Marçon)

“O projeto de Eventos foi ótimo! Gostei bastante! Com ele tive várias experiências e aprendi que, para desenvolver é preciso ter muito conhecimento e planejamento. Cada aluno teve uma visão e ideias e a comunicação serviu para se chegar aos consensos. Isso serviu de aprendizado” (Larissa Batalha)