Projeto de Extensão da UFMS Certifica Participantes em Melhoria na Gestão

No dia 24 de novembro de 2023, organizações do terceiro setor e empresas privadas participaram na ESAN da entrega dos certificados de participação no projeto de extensão “Tecnologias em Processos Gerenciais para Indivíduos e Organizações

Foram certificadas empresas privadas e organizações do terceiro setor. Elas passaram por um processo que envolveu a avaliação abrangente da sua gestão. Com a supervisão da Profa. Camila Moreira Almeida de Miranda (ESAN/UFMS) e a mentoria de profissionais e acadêmicos, foram certificadas as seguintes organizações do terceiro setor: Associação Anandamóyi, Associação Lar do Pequeno Assis, Instituto Misericordes Sicut Pater e o Instituto Social Capital dos Ipês. As empresas privadas participantes foram o Restaurante e Marmitaria Dedo de Moça, Mira’s Lanches e a Pro Saúde Serviços Odontológicos.

O projeto de extensão foi realizado pela ESAN/UFMS e pelo Instituto MSCompetitivo. Os alunos do curso presencial de Processos Gerenciais (Tecnológico) avaliaram e propuseram melhorias na gestão de cada uma das organizações participantes a partir da Avaliação Simplificada de Gestão (ASG), que foi desenvolvida especialmente pelo MS Competitivo. Matheus Cestari, Secretário Executivo do MSCompetitivo, participou do evento e em sua fala, mencionou a importância de cada organização participante avaliar as suas práticas e buscar aprimorá-la ao longo do tempo. “A melhoria da gestão é um processo constante, e deve ser feito de acordo com a realidade de cada organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor”, disse Matheus.

Segundo a Profa Camila de Miranda, a ação extensionista teve como objetivo promover um impacto positivo nas organizações participantes, na forma de um serviço voltado à comunidade externa. Para ela, “o entusiasmo, a energia e o comprometimento dos alunos foram o coração pulsante da iniciativa”. Por sua vez, Jeniffer Fonseca da Silva, representante da Associação Lar do Pequeno Assis, ressaltou o cuidado e a atenção dedicados pelos alunos à organização durante a realização do projeto. Ela ainda mencionou a expectativa de melhorias na gestão, a partir da implementação das ações propostas pelos alunos.

Mais informações sobre o projeto de extensão podem ser obtidas a partir do email melhorgestao.esan@ufms.br

Créditos fotográficos Kamila Vieira/@k.milavs