Curso De Turismo participa de Fórum Internacional na área e recebe premiação em dinheiro nas categorias: Relato de Experiência e Artigo Científico

Apoiados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, parceira estratégica do evento que ocorre anualmente, o Curso de Turismo da UFMS participou entre os dias 05 e 07 de junho como CARAVANA OFICIAL do Festival de Turismo das Cataratas. Toda a operacionalização da viagem foi realizada pelos alunos da ação de extensão: Ambientação Profissional em Agenciamento e Roteirização, sob condução da Profa. Dra. Luciana Correia Diettrich que “destacou a ação como sendo de extrema importância para a vivência profissional, com destaque a logística de meios de hospedagem e roteirização das visitas técnicas realizadas no destino turístico”

Considerado o principal evento de mercado e científico do sul do país, busca aproximar academia e trade nacional, expositores e tendências internacionais do setor de turismo. Frente a isto, os 45 participantes professores e alunos do curso tiveram a oportunidade de aproveitar a significativa oferta turística existente no município, tido como um dos destinos mais importantes do Mundo, com gastronomia, cultura e natureza,

O Festival de Turismo das Cataratas em sua XIX edição destacou-se, além de sua feira de negócios, por propiciar diversos outros eventos complementares, entre eles o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu (FIT), em 2024 na sua XVIII edição. Neste ano o FIT foi chancelado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ e contou com a participação de 28 Instituições de Ensino Superior de todas as regiões do país.

O evento, oportunidade ímpar de publicação de pesquisas acadêmicas buscou fortalecer os laços com a pesquisa, o ensino e a extensão nas Universidades. O Curso de Turismo em 2024 participou pela primeira vez do evento, enviando um total de 07 trabalhos acadêmicos em três categorias: Relato de Experiência, Resumo Expandido e Artigo Científico. 06 trabalhos foram aprovados e apresentados no evento, sendo dois trabalhos premiados no evento com valores em dinheiro, são eles:

Segundo melhor Relato de Experiência premiado com R$500,00: PRIMEIRO CICLOTURISMO DE CAMPO GRANDE – MS: AS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS DE EXTENSÃO EM EVENTOS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARA O TURISMO E PARA A COMUNIDADE – autoria de: Dra. Luciana Correia Diettrich, Dr. Erick Pusch Wilke, Dr. Fabio Orlando Eichenberg e egressa Kamila Luciana Farias de Lima, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Segundo melhor Artigo Científico, premiado com R$1000,00: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA SOBRE O TURISMO DE GUERRA, de autoria de: Dr. Erick Pusch Wilke, e egressas Bruna Rodrigues Santana Treu, Geandra Souza Ferreira e Kamila Luciana Farias de Lima, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Os demais trabalhos aprovados e seus respectivos Grupos de Trabalho em que foram apresentados foram:

GTs – HCT História e Cultura no Turismo/Turismo e Cidades Inteligentes – OS IMPACTOS GERADOS PELO TURISMO, DECORRENTES DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTA TEREZA, NO MUNICÍPIO DE FIGUEIRÃO (M.S.)

GT – G Gastronomia – DOCES CASEIROS EM DESTAQUE: O COMÉRCIO DE SOUVENIR GASTRONÔMICO EM ANHANDUI, M.S.

GT – TDLR Turismo e Desenvolvimento Local e Regional – TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NO PANTANAL DE MATO GROSSO DO SUL: PERSPECTIVAS PRELIMINARES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO BRUACA

GT – EEFPT Epistemologia, Educação e Formação Profissional no Turismo – EDUCACIÓN TRANSFORMADORA A TRAVÉS DEL CINE: EL CASO DE LA MUJER EN EL CINE DEL CAMINO DE SANTIAGO

Parte da publicação apresentada no evento será indicada para compor um livro. Os demais artigos serão contemplados com publicações em periódicos da área. O Coordenador do Curso de Turismo “considerou importante a participação e a contribuição do Curso de Turismo da Escola de Administração e Negócios, que tem sua marca de 10 anos de História comemorada em 2024, agradece a todos os participantes, organizadores e convida a toda comunidade acadêmica a novamente estarem em Foz do Iguaçu no ano de 2025, cuja temática do XIX Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu será: PRÁTICAS INOVADORAS EM TURISMO”.

Autoria: Prof. Dr. Fábio Orlando Eichenberg