Alunos de Tecnologia em Processos Gerenciais participam de treinamento com equipe do MS Competitivo
Os acadêmicos do quarto semestre do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da ESAN participaram, na terça-feira, 16, de um treinamento sobre a Avaliação Simplificada da Gestão (ASG), uma ferramenta criada pelo MS Competitivo utilizada para avaliar processos organizacionais.
A atividade foi conduzida por representantes do Instituto MS Competitivo. O diretor de Relações Institucionais, Reginaldo Henrique Soares Lima, a secretária executiva, Thuza Paim e o técnico-administrativo Gabriel Vitor.
O grupo apresentou a ferramenta de avaliação desenvolvida a partir do Sistema de Avaliação de Gestão Simplificado do Prêmio Gaúcho de Qualidade da Gestão, fundamentada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG).
A ASG será aplicada no projeto de extensão “Tecnologia de Processos Gerenciais para Indivíduos e Organizações”, vinculado à disciplina Pesquisa Aplicada Interdisciplinar, ministrada pela professora Camila Moreira Almeida de Miranda.
De acordo com a docente, “o projeto tem como objetivo aproximar os estudantes da realidade de organizações privadas e do terceiro setor em estágio inicial de maturidade, estimulando a construção de soluções práticas baseadas nos fundamentos da gestão para excelência.”
O treinamento marcou o início da preparação para as visitas técnicas às instituições parceiras. Nessas visitas, os alunos utilizarão a ferramenta de avaliação para identificar pontos críticos de gestão e, a partir deles, elaborar planos de melhoria.
Segundo professora Camila Miranda, a iniciativa representa uma oportunidade valiosa de unir teoria e prática. “Esse projeto é um grande laboratório de aprendizagem, no qual os estudantes aplicam o conhecimento técnico em situações reais, contribuindo tanto para sua formação quanto para o desenvolvimento das organizações atendidas.”
MS Competitivo
O MS Competitivo tem como compromisso mobilizar lideranças para a melhoria da qualidade, produtividade e competitividade das organizações privadas, públicas e do terceiro setor a fim de consolidar as cadeias produtivas que fortalecem a vocação natural do Estado de Mato Grosso do Sul, agregando qualidade de vida para a população sul-mato-grossense.
Despertar o interesse das empresas privadas e públicas a se associarem ao Movimento é um das metas da organização, que também busca consolidar o Prêmio de Qualidade MS Competitivo.
Com informações e fotos da professora Camila Moreira Almeida de Miranda.
Comunicação ESAN/UFMS