Palestra aborda empreendedorismo, sustentabilidade e mercado de luxo

Postado por: Ana Monteiro

Na noite desta quinta-feira, 18, a empresária e CEO da marca de Bolsas de Luxo Zanir Furtado ministrou uma palestra e roda de conversa  para alunos e professores, no auditório da ESAN.

A atividade foi organizada pela professora Christiane Pitaluga e faz parte da disciplina “Práticas Interdisciplinares I” ministrada para o segundo semestre do curso de Administração, cujos conteúdos estão relacionados à sustentabilidade, transição para sistemas agroalimentares sustentáveis, economia criativa, entre outros temas.

“A palestrante abordou, com muita propriedade, como os pilares da sustentabilidade (ambiental, econômico e social) são trabalhados na produção das bolsas e explicou que a indústria, localizada no município de Rio Negro, já nasceu com esta proposta”, disse professora Pitaluga.

Segundo a palestrante, a indústria ainda promove a inclusão socioprodutiva dos seus colaboradores por meio da geração de renda e oportunidade de desenvolvimento da economia local.

A empreendedora Zanir Furtado contou sua trajetória de vida e como se transformou em uma CEO que já desfruta do mercado internacional das grandes grifes de bolsas de luxo.

Relatou que é possível, com o envolvimento de vários atores da cadeia produtiva do couro, colocar o estado de Mato Grosso do Sul em outro patamar, que está no centro do país, e que passa a ser reconhecido mundialmente por meio do respeito e proteção ao Pantanal.

Segundo professora Christiane Pitaluga “foi uma noite memorável, de muito aprendizado e oportunidade de crescimento para nossos alunos, pois a Zanir Furtado personifica a força e a resiliência de mulheres fortes, inspiradoras e determinadas a mudar sua vida e a de muitas outras pessoas que as cercam. Os alunos dos cursos de Administração, Processos Gerenciais e ainda alunos da pós-graduação em Administração, PPGAd da ESAN saíram abastecidos de um vasto repertório de práticas sustentáveis, estratégicas, inclusivas e que valorizam a cultura e o produto local”, complementou.

Já para o professor Cláudio César da Silva, diretor da ESAN, “esta palestra representa o compromisso da ESAN com uma formação acadêmica conectada às transformações do mundo contemporâneo. Discutir o mercado de luxo sob a ótica da responsabilidade socioambiental é essencial para preparar nossos alunos para os desafios éticos e estratégicos da gestão moderna. A integração entre inovação, consciência ambiental e visão empreendedora é o caminho para formar profissionais capazes de gerar impacto positivo e sustentável na sociedade.”

A professora agradeceu o apoio irrestrito que tem recebido da direção da Unidade, em nome do professor Cláudio César da Silva, que esteve presente juntamente com outras professoras da ESAN. E agradeceu, especialmente, à palestrante Zanir Furtado “pela aula motivacional, transformadora e sobretudo repleta de propósito para nossos estudantes”, finalizou.

Com fotos e informações da professora Christiane Pitaluga

Comunicação ESAN/UFMS